PRESENTATION OF THE THEMATIC DOSSIER: PRESERVICE TEACHING TRAINING IN SCHOOL CONTEXTS AND THE THEORY/PRACTICE BINOMIAL IN THE SUPERVISED PRACTICUM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7664

Keywords:

Teacher education, Supervised practicum, Theory and practice

Abstract

This opening paper of the special discusses the initial training of teachers in school contexts and the binomial theory-practice focusing, in particular, on supervised practicum. By means of two statements, we seek to demonstrate that each element of the binomial taken in isolation tends not to fulfill its formative purpose. Still, it aims to share different ways of seeing supervised practicum in opening paper of the special discusses the initial training of teachers in school contexts and the binomial theory-practice focusing, in particular, on supervised practicum. By means of two statements, we seek to demonstrate that each element of the binomial as spaces for the construction of apprehension, deepening and understanding work on the problems that involve education.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil. É Líder do Grupo de Pesquisa “Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores – Universidade e Escolas de Educação Básica (Laconex@o/UFPB)”

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP / Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba.

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (DCH/UFERSA), Brasil. É membro dos Grupos de Pesquisa “Educação, Memórias, (Auto) Biografia e Inclusão” da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (GEPEMABI/UERN), “Educação, Discursos e Sociedade” (GEPEDS/UFERSA) e “Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores – Universidade e Escolas de Educação Básica (Laconex@o/UFPB)”.

References

ANDRÉ, M. A PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕESÀ DELIMITAÇÃO DO CAMPO. In: DALBEN, Â. I. L. de F. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente (org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 273-287.

ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNATO, I. A construção dos relatórios dos estágios supervisionados nas licenciaturas: indagações e desafios da experiência docente-discente. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 46, 2021. [no prelo]

ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNATO, I. De professor formador para professor formador: quatro desafios para formar para a docência nas licenciaturas. Educação em perspectiva, Viçosa, v. 11, e02004, p. 1-14, 2020.

CUNHA, M. I. da. LUGARES DE FORMAÇÃO: TENSÕES ENTRE A ACADEMIA E O TRABALHO DOCENTE. In: DALBEN, Â. I. L. de F. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente (org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 129- 149.

DOURADO, L. F. Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica: Novas Diretrizes e Perspectivas. Comunicação & Educação, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 27-39, fev. 2016.

FRANCO, M. A. S. Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do Ensino superior? Práxis Educacional, Vol. 9, n. 15, 2013.

GAMBOA, S. S. Teoria e prática: uma relação dinâmica e contraditória. Motrivivência, Florianópolis, 1995, v. VII, n. 8, p. 31-45.

GATTI, B. A. Licenciaturas: crise sem mudança? In: DALBEN, Â. I. L. F. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente (org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 485-508.

GIGLIO, C. M. B. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO DIÁLOGO PERMANENTE ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente (org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 375-392.

GUEDES, Marilde Queiroz. A nova política de formação de professores no Brasil: enquadramentos da base nacional comum curricular e do programa de residência pedagógica. Da Investigação às Práticas, 9(1), 90 – 99, 2019.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9oed. São Paulo: Cortez, 2011.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.

LIBÂNEO, J. C. Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas. In: CANDAU, Vera Maria (org.) Didática, currículo e saberes escolares. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 11-45.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, Para Quê?. São Paulo: Cortês, 2010.

LIMA, M. S. L. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro. 2012.

LÓPEZ CARRETERO, A. Ensinar o ofício do ensino: um ofício da alma. Revista Ibero- Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 917-927, 2019.

MARTINS, P. L. O.; ROMANOWSKI, J. P. A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NAS NOVAS PROPOSTAS PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA. In: DALBEN, Â. I. L. de F. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente (org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 60-79.

MARTINS, P. L. O.; ROMANOWSKI, J. P. SITUAÇÃO ATUAL DAS LICENCIATURAS: O QUE INDICAM AS PESQUISAS A PARTIR DE 2000. In: DALBEN, Â. I. L. de F. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente (org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 509-526.

MOREIRA, P. C. 3+1 e suas (In)Variantes (Reflexões sobre as possibilidades de uma nova estrutura curricular na Licenciatura em Matemática). Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 44, p. 1137-1150, 2012.

NÓVOA, A. Os Professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1994.

SCHEIBE, L. A formação pedagógica do professor licenciado – contexto histórico. Perspectiva, v. 1, n. 1, p. 31-45, 1983.

ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008.

Published

2020-12-01

How to Cite

ALVES ARAÚJO, O. H. .; FORTUNATO, I. .; DE MEDEIROS, E. A. . PRESENTATION OF THE THEMATIC DOSSIER: PRESERVICE TEACHING TRAINING IN SCHOOL CONTEXTS AND THE THEORY/PRACTICE BINOMIAL IN THE SUPERVISED PRACTICUM. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 13-28, 2020. DOI: 10.22481/rpe.v16i43.7664. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7664. Acesso em: 22 nov. 2024.