FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIA FORMADORA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7666

Palavras-chave:

Formação inicial, Estágio supervisionado, Experiência formadora

Resumo

A produção científica sobre a formação professores tem sido bastante ampliada no cenário educacional brasileiro e tem indicado diferentes aspectos que merecem uma análise acurada. Dentre os aspectos que se sobressaem nessas produções elencamos questões relativas à formação inicial como locus de apropriação da cultura profissional docente e ao estágio supervisionado como importante componente formativo, que pode favorecer o desenvolvimento da reflexividade e a produção de aprendizagens sobre ensinar e ser professor. O estágio supervisionado, na perspectiva deste estudo, é compreendido como experiência formadora, como aquela que “[...] simboliza atitudes, comportamentos, pensamentos, saber-fazer, sentimentos, que caracterizam uma subjetividade e identidades (JOSSO, 2004, p. 48). Para abordar essa temática partimos das seguintes indagações: Que tipo de formação inicial atende aos interesses e necessidades formativas dos futuros professores? Como se formam os professores? Qual a importância do estágio supervisionado na formação inicial de professores, como experiência formadora?. O estudo tem como base os pressupostos da abordagem biográfica, por favorecer o autoconhecimento e a autoformação. O estudo evidencia o estágio supervisionado como experiência formadora, que afeta vivências e conhecimentos produzidos nos percursos formativos.

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Biografia do Autor

Antonia Edna Brito, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEd/UFPI. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização docente em Pedagogia/NUPPEd.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

BRITO, A. E. . FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIA FORMADORA?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 158-174, 2020. DOI: 10.22481/rpe.v16i43.7666. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7666. Acesso em: 16 abr. 2024.