A ausência/presença das relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de pedagogia: o caso da Unesp/Marília
Keywords:
Currículo, Educação, Curso de pedagogia, Formação de professores/as, Relações étnico-raciaisAbstract
Este artigo é decorrente da pesquisa desenvolvida com o objetivo geral de analisar os planos de ensino (ementas, programas) e os projetos políticos pedagógicos do curso de Pedagogia da FFC – Unesp/Marília, com vistas à educação das relações étnico-raciais (1963-2011). A ênfase da análise foi direcionada às disciplinas ofertadas a partir de 2003, por se tratar do ano em que foi sancionada a lei 10.639/03, a qual torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira em todo sistema de ensino brasileiro. Trata-se de uma pesquisa de abordagem documental. Para a realização da análise dos dados, utilizamos o “método de análise dos aspectos da configuração textual”. Para atingir os objetivos e subsidiar a análise dos documentos, organizamos a pesquisa em e três eixos de discussões teóricas, a saber: Eixo I – Currículo; Eixo II – Conceitos operativos: raça, racismo, discriminação racial e preconceito racial; Eixo III – sobre a trajetória histórica de luta do movimento negro no campo educacional e apresentamos uma breve contextualização do debate sobre a formação de professores/as para a educação das relações étnico-raciais. Os resultados da análise dos dados evidenciam a ausência do debate sobre relações étnico-raciais e educação no currículo do curso pesquisado e apontam a necessidade dos cursos de formação de professores/as contemplarem, amplamente, nos projetos políticos pedagógicos, nos planos de ensinos e, ao longo da formação, conteúdos, metodologias, práticas e discussões teóricas acerca história e cultura africana e afro-brasileira e sobre da dinâmica do racismo no Brasil e suas implicações na educação.
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