A gestão de avaliações discentes e docentes em Instituições de Ensino Superior
Keywords:
Avaliação da aprendizagem, Avaliação da performance docente, Gestão pedagógicaAbstract
Este artigo tem por objeto de pesquisa formas e sistemas de avaliações que são aplicadas em IES (Instituições de Ensino Superior). Com ele, argumenta-se sobre procedimentos, os quais coordenadores pedagógicos ou de curso devem ter para transformar as avaliações – da aprendizagem e da performance docente – mais significativas e eficazes para o alcance da qualidade educacional. Ao tratar das avaliações da aprendizagem, seus conceitos apoiam-se em alguns autores significativos, como Dias Sobrinho e Ristof (2002), Luckesi (2005), Moretto (2007) e Perrenoud (1999), entre outros. Por sua vez, Vaillant e Marcelo (2012) e outros sustentam a fundamentação teórica sobre avaliação docente e sua qualificação continuada. Já, quanto à avaliação de desempenho – performance, tema muito abordado na nova concepção de gestão de pessoas, foi utilizado pensamentos de alguns autores da administração, entre eles Lacombe (2012). O que se pretende com este artigo é demonstrar que existem práticas procedimentais para uma gestão eficaz, em instituições de ensino superior. Serão demonstradas as formas de implantação e suas possíveis vantagens no desenvolvimento da aprendizagem (estudantes) e da capacitação docente. Para tanto, a metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica e documental. Pode-se refletir que os coordenadores de cursos devem acompanhar o desenvolvimento do aprendizado, analisando o desenvolvimento de cada estudante, individualmente, propondo melhorias constantes. Para isso, devem proporcionar aos docentes momentos dialógicos de feedback, com os quais haja a reflexão sobre práticas de ensino, sobre a análise do aprendizado e sobre as avaliações processuais.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.