A gestão de avaliações discentes e docentes em Instituições de Ensino Superior
Palabras clave:
Avaliação da aprendizagem, Avaliação da performance docente, Gestão pedagógicaResumen
Este artigo tem por objeto de pesquisa formas e sistemas de avaliações que são aplicadas em IES (Instituições de Ensino Superior). Com ele, argumenta-se sobre procedimentos, os quais coordenadores pedagógicos ou de curso devem ter para transformar as avaliações – da aprendizagem e da performance docente – mais significativas e eficazes para o alcance da qualidade educacional. Ao tratar das avaliações da aprendizagem, seus conceitos apoiam-se em alguns autores significativos, como Dias Sobrinho e Ristof (2002), Luckesi (2005), Moretto (2007) e Perrenoud (1999), entre outros. Por sua vez, Vaillant e Marcelo (2012) e outros sustentam a fundamentação teórica sobre avaliação docente e sua qualificação continuada. Já, quanto à avaliação de desempenho – performance, tema muito abordado na nova concepção de gestão de pessoas, foi utilizado pensamentos de alguns autores da administração, entre eles Lacombe (2012). O que se pretende com este artigo é demonstrar que existem práticas procedimentais para uma gestão eficaz, em instituições de ensino superior. Serão demonstradas as formas de implantação e suas possíveis vantagens no desenvolvimento da aprendizagem (estudantes) e da capacitação docente. Para tanto, a metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica e documental. Pode-se refletir que os coordenadores de cursos devem acompanhar o desenvolvimento do aprendizado, analisando o desenvolvimento de cada estudante, individualmente, propondo melhorias constantes. Para isso, devem proporcionar aos docentes momentos dialógicos de feedback, com os quais haja a reflexão sobre práticas de ensino, sobre a análise do aprendizado e sobre as avaliações processuais.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.