Experiências leitoras na formação inicial de professores: reflexões sobre o PIBID
Keywords:
Formação inicial, Leitura, PIBIDAbstract
O estudo aborda reflexivamente as implicações de experiências leitoras na formação inicial de professores, considerando as práticas de aprendizagem da profissão docente desenvolvidas em um subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), implementado na capital baiana, em uma Licenciatura em Pedagogia. Relaciona as contribuições dos aportes teóricos-metodológicos contemporâneos do campo das pesquisas (Auto)biográficas em educação, formação docente e leitura, tendo em vista tratar, de forma analítica, sobre as relações entre experiências leitoras vivenciadas por licenciandos, bolsistas de Iniciação à Docência (ID) e seus percursos de formação na construção de novos modos de atuação didática no contexto da Escola Básica. O acompanhamento dos processos formativos realizados pela presente pesquisa permite destacar os seguintes aspectos como resultados da inserção regular e sistemática dos bolsistas de ID em sucessivas agendas e práticas de leitura, a saber: a potência das práticas leitoras para a construção de sentidos; contribuição para o desenvolvimento da autonomia do professor em iniciação profissional; a repercussão das experiências de formação no PIBID para a criação de uma cultura leitora em licenciandos de Pedagogia, com reverberação na criação de estratégias favoráveis às novas gerações de leitores na Escola Básica; a experimentação didática como derivada da ampliação de repertórios de leitura pelos bolsistas de ID; a virtuosidade dos rituais de leitura em percursos formativos de professores; o reconhecimento da dimensão emancipatória do ‘ato de ler’, especialmente na Escola Pública; a percepção das práticas leitoras como elo que aproxima as realidades, tensões e sujeitos na relação Escola e Universidade.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Práxis Educacional

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.