Conversas entre professoras: currículos pensadospraticados e justiça cognitiva
Keywords:
Currículos pensadospraticados, Formação docente, Justiça cognitivaAbstract
O objetivo deste é texto é apresentar um recorte de duas pesquisas realizadas no contexto da extensão e voltadas para a formação docente, ambas fazendo uso das rodas de conversa com narrativas de experiênciaspráticas e de histórias de vida. Nele, a narrativa aparece como constitutiva da experiência formativa e, a partir da sua sistematização, são evidenciados conhecimentos que, mesmo presentes nos cotidianos, não eram explicitados, permitindo maior percepção sobre os significados que as professoras dão às suas experiências e à avaliação que fazem dos seus processos de aprenderensinar. A partir da utilização do compartilhamento de experiênciaspráticas como metodologia de pesquisa, busca-se exercitar um não desperdício de experiências que se aproxima de uma ecologia de saberes. Dessa maneira, desinvisibilizam-se currículos pensadospraticados e, nessa relação horizontalizada – onde todos têm suas vozes ouvidas e partilhadas – tem-se a possibilidade de reconhecimento de autorias por parte das professoras envolvidas.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.