Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade

Authors

  • Iolanda Mendonça de Santana
  • Maria de Fátima Gomes da Silva

Keywords:

Ensino fundamental, Interdisciplinaridade, Prática pedagógica

Abstract

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em educação que tem por objetivo investigar perspectivas interdisciplinares, no âmbito das práticas pedagógicas de sala de aula, de quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas do Município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. O recorte aqui apresentado reflete sobre as concepções de interdisciplinaridade das professoras e sobre formas de vivência da interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas de sala de aula das professoras referidas. No que toca aos procedimentos metodológicos para a realização da investigação, optou-se pela abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário por inquérito e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo numa perspectiva analítico-descritiva. Os resultados permitiram concluir que as professoras investigadas concebem e assentam as suas práticas pedagógicas de sala de aula num primeiro nível da integração de disciplinas que é o nível da justaposição e do paralelismo entre várias disciplinas que não se tocam e não interagem (POMBO, 2005). Conclui-se ainda, que as formas de vivência da interdisciplinaridade dessas professoras não proporcionam uma reflexão crítica sobre o conhecimento a ser construído

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2015-09-20

How to Cite

DE SANTANA, I. M.; GOMES DA SILVA, M. de F. Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 21, p. 181-206, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/866. Acesso em: 21 nov. 2024.