O avanço do projeto neoliberal nas diretrizes para a formação de professores no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8920

Palavras-chave:

Formação de professores, Diretrizes, Neoliberalismo

Resumo

O artigo analisa a reestruturação da formação docente no Brasil a partir da Resolução CNE/CP no 2/2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica, confrontando seu projeto com a Resolução que a precedeu, a Resolução CNE/CP no 1/2002, identificando atualizações e continuidades. O texto é um estudo de política, sem reduzi-la ao texto político, aqui entendido como um dos momentos da sua produção. Para compreender as Diretrizes na sua trajetória política os autores utilizam a análise documental de pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação, além de textos de atores políticos que contribuíram para sustentar a necessidade de reformar os cursos de formação de professores. Conclui que as Diretrizes aprovadas no ano de 2019 reeditam princípios, fundamentos e procedimentos das Diretrizes de 2002, recrudescendoo projeto neoliberal de formação de professores iniciado no governo Fernando Henrique Cardoso, com a ampliação das suas características gerenciais.

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Biografia do Autor

Eliana da Silva Felipe, Universidade Federal do Pará - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Associada do Instituto de Ciências da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa GEFOP - Grupo de Estudos sobre Formação de Professores.

Emmanuel Ribeiro Cunha, Universidade do Estado do Pará - Brasil

Doutor em Educação - UFRN. Universidade do Estado do Pará – UEPA. Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UEPA. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores do PPGED/UEPA.

Ana Rosa Peixoto de Brito, Universidade Federal do Pará - Brasil

Especialista em Educação pela Universidade Federal do Pará UFPA Brasil. Docente aposentada, integra o grupo de pesquisa do Nupanfope – Anfope Formação do Educador, Vice- Presidente Regional Norte Anfope.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

FELIPE, E. da S.; CUNHA, E. R.; BRITO, A. R. P. de. O avanço do projeto neoliberal nas diretrizes para a formação de professores no Brasil . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 127-151, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.8920. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8920. Acesso em: 18 abr. 2024.