Currículo e formação de professores: “captura” e (re)formação de subjetividades dos sujeitos do campo
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i24.928Keywords:
Currículo, Educação do campo, Formação de professoresAbstract
Trata-se de estudo que tem por objetivo interrogar sobre a incidência da formação de professores do Campo na produção, (re)formação e conformação das subjetividades dos sujeitos dos movimentos sociais, sindicais e do Campo. Toma-se a análise documental do currículo de um Curso de Pedagogia do Campo, realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), e financiado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (FETAEMG). Conclui-se que somente o estabelecimento de parcerias com entidades que se colocam como representantes de movimentos sociais e sindicais, e defensores da Educação do Campo, não garante a filiação da formação aos preceitos destes. A forma e o conteúdo da matriz curricular, tanto no rol das disciplinas, quanto dos seus ementários e referências, desconsidera as especificidades da Educação do Campo e dos movimentos sociais e sindicais; apresenta a formação de professores baseada em um modelo técnico-linear e, portanto, pretensamente neutro, a-crítico. Tem-se, portanto, por meio dessa matriz os elementos necessários à instauração de um processo que venha moldar as subjetividades dos acadêmicos à lógica do sistema do capital, e suas diretrizes neoliberais, arrefecendo o potencial dos movimentos de contestação e luta. Reproduz-se novos mecanismos de conformidades que, historicamente, vem sendo colocados a serviço da destituição do Campo como espaço de direitos.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.