A cultura digital, as TIC e a reconfiguração da relação professor-aluno em Rio Verde - GO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i25.960Keywords:
Cultura Digital, TIC, Autoridade do ProfessorAbstract
Na sociedade da cultura digital, novos desafios se avizinham, pois os papéis de professores e alunos de todos os níveis de ensino estão sendo cada vez mais reformulados em virtude da mediação constante das chamadas tecnologias de informação e comunicação (TIC) dentro e fora das salas de aula. Diante deste quadro, os autores deste artigo têm como objetivo analisar o modo como as estruturas identitárias dos professores da rede pública municipal de Rio Verde-Go são reconfiguradas por meio da utilização da TIC nas relações estabelecidas com seus alunos durante as atividades de ensino a aprendizagem produzidas nos laboratórios de informática das escolas rio-verdenses. Conclui-se que, em tempos da chamada distração concentrada, torna-se fundamental o papel do professor como mediador de relações conceituais com o objetivo de que o uso das TIC não se limite ao seu aspecto instrumental, mas sim contribua efetivamente para o desenvolvimento do processo formativo.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.