TORNAR-SE PROFESSOR (A):
GÊNESES DA IDENTIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE SUPERVISORES DO PIBID NO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i27.2919Palabras clave:
Palavras-chaves: Identidade docente. PIBID. Professores da educação básica.Resumen
Este trabalho discute como professores da Educação Básica elaboram sua identificação docente. Por meio de entrevistas realizadas com trinta professores supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados a seis instituições de ensino superior do Ceará, buscou-se responder ao questionamento: como docentes que exercem a função de supervisores no PIBID se tornaram professores?Os dados coletados são oriundos de um estudo mais aprofundado sobre Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica, apoiado pelo Programa Observatório da Educação (Edital CAPES n. 049/2012). Para a análise recorreu-se às formulações de Marcelo (2000), Gatti (2009, 2012), Tardif e Lessard (2011), entre outros. Na discussão dos dados foram observados diferentes processos de elaboração da identidade docente: processos que dizem respeito ao gosto pelo conteúdo a ser ensinado, outros referentes à influência da família sobre a decisão de ser professor, havendo ainda aqueles que mencionam a atuação professoral no meio docente antes de tornarem professores licenciados. Ressalta-se, também, a presença de processos em que a formação do professor é fruto do acaso. As conclusões levaram à compreensão de que os processos sociais e individuais da docência surgem em percursos de formação e que se tornar professor não é via de mão única, pelo menos no tocante à opinião dos professores supervisores do PIBID participantes deste estudo.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.