COLONIALIDADE NOS DIAS DE HOJE:
PROCESSOS EDUCATIVOS ENTRE PESSOAS SOCIALMENTE INVISIBILIZADAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i27.2920Palabras clave:
Palavras-chave:Colonialidade. Invisibilidade social. Frentistas.Resumen
A partir de uma pesquisa de base etnográfica, mediante observação e relatos de experiência de um grupo de pessoas que desempenham a atividade profissional de frentistas de postos de gasolina, pretendemos problematizar o fato de que, embora há séculos tenha ocorrido um movimento de emancipação política na América Latina, encerrando o período de colonização histórica, à luz da linearidade temporal positivista, permanecem marcantes traços de dominação e colonialidade nas relações sociais cotidianas. Dessa forma, procuramos desvelar que algumas pessoas detentoras de um maior poder econômico colocam-se em posição de superioridade em relação a segmentos de “outros” sujeitos que, por sua vez, estão alijados de expressarem seu modo de pensar e de enxergar o mundo. Esses grupos, então, tornam-se oprimidos e, não raro, sequer são percebidos em um sistema totalizante que os exclui, assumindo, dessa forma, a condição de invisibilizados. Ainda, a partir das denúncias e anúncios produzidos, buscamos apontar bases, mesmo que embrionárias, para uma ação política que propicie a construção de autonomia e libertação mútuas. Como resultados, constatamos que os sujeitos participantes da investigação percebem que são oprimidos em seu cotidiano e foram vislumbradas possibilidades de colaborar para processos educativos mais dialógicos e horizontalizados, com vistas à sua emancipação.
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