INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA:
O DISCURSO LEGAL E AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3478Palabras clave:
Discurso legal, Inclusão, Aluno com deficiênciaResumen
Este artigo discute os resultados de uma pesquisa desenvolvida em Jaboatão dos Guararapes-PE e confronta o discurso legal e prática pedagógica inclusiva na escola, sob a perspectiva de profissionais e pais de alunos com deficiência. Trata-se de um fragmento de um estudo de caso qualitativo em que foram entrevistados 32 sujeitos. Fez-se uso de entrevistas associativas, que foram processadas analisadas com o auxílio do software Alceste. Os resultados indicaram que profissionais e pais de alunos com deficiência não legitimam o discurso legal sobre inclusão porque as condições para efetivá-lo não são asseguradas. Segundo os entrevistados, as mínimas condições de infraestrutura escolar, de acesso e de trabalho não são garantidas o que compromete a possibilidade de aprendizagem. Portanto, o avanço da legislação não assegura por si só a inclusão do aluno com deficiência.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.