EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SISTEMA PRISIONAL: REINSERÇÃO SOCIAL DE MULHERES
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4100Resumen
Este estudo discorre de resultados de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, realizada na escola prisional do Centro de Reeducação Feminino - CRF, localizado no município de Ananindeua/PA, com bolsa financiada pelo CNPq. O problema de investigação é: a educação carcerária contribui para o processo de reinserção social de mulheres? A pesquisa contou com um total de (07) sujeitos, sendo duas professoras do ensino fundamental, duas coordenadoras pedagógicas e três egressas do CRF, cujas entrevistas foram realizadas na própria escola prisional e no Correio, local de trabalho das três egressas. Os procedimentos de coleta de dados utilizados foram a entrevista semiestruturada e o levantamento bibliográfico e documental. A sistematização e análise dos dados foram realizadas com base na técnica da análise de conteúdo associada à concepção metodológica dialética. Neste artigo elaboramos um recorte sobre a EJA prisional, com vista à reinserção social da mulher em regime de cárcere. Entre os resultados da pesquisa destacam-se: inúmeras problemáticas circundam a escola na prisão, a falta de financiamento, formação de professores e a evasão escolar, entretanto, emanam neste estudo como os principais desafios a serem superados pelos profissionais da educação, o fomento ao trabalho de resgate social e transformação de vidas das mulheres no cárcere. Assim, mesmo sendo um caminho complexo, a educação no cárcere é necessária e contribui para a conscientização acerca da educação como possibilidade de reinserção social.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.