AÇÃO COMUNICATIVA EM HABERMAS E PESQUISA-AÇÃO: DIÁLOGOS PARA FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE

Autores/as

  • Rosana Carla do Nascimento Givigi Universidade Federal de Sergipe
  • Juliana Nascimento de Alcântara Universidade Federal de Sergipe
  • Vera Lúcia de Oliveira Ralin Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4383

Palabras clave:

Formação. Pesquisa-ação crítico-colaborativa. Teoria da Ação Comunicativa.

Resumen

O presente trabalho aborda a universidade enquanto espaço formativo. Tem por objetivo discutir a formação fomentada num grupo de pesquisa a partir do diálogo entre os preceitos da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas e da Pesquisa-Ação crítico-colaborativa. Para tanto, as análises partiram do trabalho do XXX da Universidade Federal de Sergipe, que conta com 20 integrantes, desde alunos de iniciação cientifica até alunos de pós-graduação. A formação nesse grupo ocorre segundo o tripé: supervisões, grupos de estudos e trabalho em campo. Como resultados, apontam-se algumas estratégias formativas, tais como a garantia de acesso ao discurso teórico-epistemológico; a necessidade de efetiva participação em grupos de pesquisa e atividades de extensão; o acompanhamento assistido em atividades práticas; o enaltecimento da práxis, com articulações profícuas entre ações e sua deliberada relação com os aspectos teóricos imanentes.

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Publicado

2018-10-19

Cómo citar

CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI, R.; NASCIMENTO DE ALCÂNTARA, J.; LÚCIA DE OLIVEIRA RALIN, V. AÇÃO COMUNICATIVA EM HABERMAS E PESQUISA-AÇÃO: DIÁLOGOS PARA FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 30, p. 358-375, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i30.4383. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4383. Acesso em: 21 dic. 2024.