ELABORAÇÃO CONCEITUAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: POSSIBILIDADES EM CONTEXTOS FORMATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4684Palabras clave:
Desenvolvimento humano. Inclusão escolar. Linguagem escrita.Resumen
Este texto aborda o tema do ensino para alunos com deficiência intelectual e a problemática
da não valorização de conteúdos escolares mais elaborados para esses sujeitos. Está fundamentado na
perspectiva histórico-cultural e na teoria enunciativo-discursiva, com o objetivo de investigar como
tem ocorrido o processo de formação de conceitos científicos, com foco na linguagem escrita, e, em
especial, buscar indícios de possibilidades de (trans)formação de professores e de alunos em relação a
novos modos de constituição de desenvolvimento. A pesquisa, de cunho qualitativo, ocorreu em três
escolas públicas de ensino fundamental no estado de São Paulo, envolvendo professores e seus alunos
considerados deficientes intelectuais. Apresentam-se recortes de episódios interativos extraídos de
dois eixos investigativos: processos de elaboração de conhecimento de alunos com deficiências e formação continuada docente. Os dados, provenientes de recursos de áudio e videogravação, com posterior transcrição de todo o material, foram analisados com base na microgênese dos processos em curso, ou seja, valorizando detalhes dos acontecimentos interativos. Os resultados evidenciaram possibilidades de (re)elaboração de conceitos pelos alunos e trans)formação do trabalho docente, especialmente nos modos de ensinar. Considerando que a promoção do aprendizado significativo na escola refere-se ao trabalho sistematizado e deliberado do professor com conceitos científicos, o saber elaborado precisa ser concretizado de modo consciente e organizado, especialmente com alunos com deficiência intelectual que, em geral, apresentam grande defasagem no domínio da escrita.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.