EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS/INTELECTUAIS NEGRAS NA UNIVERSIDADE: ENTRE O DIREITO À DIFERENÇA E A COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5044Palabras clave:
experiência,, direito à diferença,, competência pedagógica.Resumen
Propomos compreender o exercício da docência no ensino superior a partir de uma abordagem que privilegia a relação entre teoria e experiência como possibilidade de entrelaçar o trabalho intelectual com comunidades de pertencimento. Buscamos entender até que ponto as experiências, ainda que singularizadas pela individualidade, são questões sociais que coordenam saberes e fazeres na educação formal. Iniciamos nossa reflexão com uma discussão acerca do direito à diferença como o reconhecimento das posições diversas que os sujeitos ocupam na produção do conhecimento e sua importância para pensar o trabalho de intelectuais negras na universidade. Em seguida, refletimos sobre o trabalho com a diversidade sob a perspectiva das ideias de competência pedagógica e experiência, dispondo narrativas mobilizadoras dos temas de pesquisa e dos modos de ensinar das autoras. Por fim, tecemos considerações sobre a experiência formativa como evento no qual mudança social e política radical se entrelaçam.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.