NARRATIVA DE PRÁTICAS DOCENTES COMO INTELECTUAL NEGRA: INVENÇÕES E RASURAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5045Palabras clave:
Docência Universitária, Educação Quilombola, Escrevivências, Rasuras.Resumen
O texto foi organizado como uma narrativa de negociações cotidianas que compõem a minha trajetória como professora negra, atuando no ensino superior, a partir de experiências de formação inicial de graduandos e da formação em exercício de professores da educação básica em movimentos de pesquisa e extensão. Apresento o Grupo de Experiências (GE) como proposta metodológica, ao tempo em que a narrativa institui e rasura o meu lugar de fala como intelectual negra, contaminada pelo processo de construção dos cenários formativos propostos. Traço os caminhos de pesquisa escolhidos, diante do horizonte de possibilidades postos para equipe de pesquisadoras, marcando os esburacamentos nos lugares comumente atribuídos a condição de orientadora, orientanda e professora. O texto apresenta sensações, alegrias e frustrações vivenciadas coletivamente num processo de formação em que, estamos todas na roda, a partir de situações que me tocaram na prática da extensão e da pesquisa acadêmica, pela construção de pontes que ligam universidade, movimentos sociais e escolas quilombolas.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.