O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E AS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL POLITÉCNICA EM MANAUS

Autores/as

  • Antônio Carlos Maciel Universidade Federal de Rondônia – Brasil
  • Cintia Adélia da Silva Universidade Federal de Rondônia – Brasil
  • Claudinei Frutuoso Universidade Federal de Rondônia – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5050

Palabras clave:

Educação integral, Educação integral politécnica, Manaus

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar as possibilidades da educação integral politécnica no sistema de educação integral da cidade de Manaus. Para tanto busca, nas experiências pedagógicas brasileiras, os fundamentos epistemológicos da concepção de educação integral com a finalidade de distinguir as modalidades que a constituem: tempo integral, educação integral liberal e educação integral politécnica. Com base nessas modalidades, analisa os resultados de um survey multifatorial e de observação participante realizados em quatro Centros Educacionais de Tempo Integral – CETI da cidade de Manaus, chegando à conclusão de que, levados em consideração os fatores de infraestrutura física, pedagógica e tecnológica, o perfil da gestão escolar e da prática pedagógica dos professores, os CETIs apresentam condições favoráveis à aplicação da educação integral politécnica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Antônio Carlos Maciel, Universidade Federal de Rondônia – Brasil

Pós-doutor em Educação e Professor titular da Universidade Federal de Rondônia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da mesma Universidade. Líder do Grupo de Pesquisa “Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade – CIEPES/CNPq”.

Cintia Adélia da Silva, Universidade Federal de Rondônia – Brasil

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade – CIEPES/CNPq”.

Claudinei Frutuoso, Universidade Federal de Rondônia – Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia. Pesquisador e Diretor Executivo do Grupo de Pesquisa “Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade – CIEPES/CNPq”.

Publicado

2019-05-10

Cómo citar

MACIEL, A. C.; DA SILVA, C. A.; FRUTUOSO, C. O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E AS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL POLITÉCNICA EM MANAUS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 32, p. 174-204, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i32.5050. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5050. Acesso em: 21 nov. 2024.