PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS

Autores/as

  • Charles Maycon de Almeida Mota Universidade do Estado da Bahia – Brasil
  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana – Brasil
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios Universidade do Estado da Bahia – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5059

Palabras clave:

Classes multisseriadas, Narrativas de si, Pesquisa (auto)biográfica.

Resumen

Este artigo analisa o processo de formação e autoformação dos docentes das escolas multisseriadas da rede pública de ensino, localizadas em Várzea do Poço – BA. Buscou-se compreender como as narrativas (auto)biográficas apresentam-se como espaço de formação de docentes ao lidarem com as diferenças na escola. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa em que as narrativas (auto)biográficas foram centralidade da investigação. Os dispositivos da pesquisa foram a entrevista narrativa realizada, com três professores de escolas multisseriadas da Educação Básica. Esta pesquisa nos trouxe uma maior compreensão de como a entrevista narrativa se apresentou como mecanismo potente da pesquisa (auto)biográfica, que na tessitura deste trabalho, figurou como uma pesquisa-formação, por meio da qual foram desencadeadas reflexões acerca da necessidade de criação de espaços para discussão e formação com ênfase nas questões voltadas para as diferenças na escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Charles Maycon de Almeida Mota, Universidade do Estado da Bahia – Brasil

Doutorando em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia. É professor da Educação Básica e Psicopedagogo no Centro de Referência ao Apoio Pedagógico no município de Várzea do Poço - BA, pesquisador do DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica.

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana – Brasil

Doutor em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Professor assistente da Universidade da Universidade Estadual de Feira de Santana, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UEFS Pesquisador do Grupo de Pesquisa Narrativas, Diversidade e Docência na Educação Básica. (DIVERSO) Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU).

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Universidade do Estado da Bahia – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós- Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Educação - Campus I. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica (DIVERSO).

Publicado

2019-05-10

Cómo citar

DE ALMEIDA MOTA, C. M.; OLIVEIRA DA SILVA, F.; VASCONCELOS PACHECO RIOS, J. A. PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 32, p. 358-377, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i32.5059. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5059. Acesso em: 22 jul. 2024.