A TEORIA NA PRÁTICA É OUTRA: QUEBRANDO PARADIGMAS COM INSTITUIÇÕES QUE FAZEM DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5061Palabras clave:
Educação transformadora, Metodologias Ativas, Prática docenteResumen
Em tempos de globalização, evolução tecnológica e científica que nos assola com mudanças constantes e nem sempre positivas para todos, nos vimos diante da necessidade de se ter uma educação dialógica e libertadora. Principalmente diante de uma práxis dualista, que segrega os que podem estudar dos que não podem, dos que pensam e dos que executam, dos que serão força de trabalho e os que serão donos do capital. Um ensino que está longe de ser educação, porque não visa a formação humana, mas a preparação para ‘mão de obra,’ sem ter satisfação no seu trabalho, porque não percebe o trabalho como princípio educativo. Nesse interim ouvimos dizer que a teoria na prática é outra, desta feita, o objetivo deste trabalho foi buscar instituições que em sua realidade cotidiana trazem propostas educacionais capazes de promover uma educação ativa e, consequentemente propor uma sociedade proativa, e estudantes que participam, colaboram e produzem conhecimento. Escolas de todos os níveis de ensino, públicas e privadas que promovem um pensamento crítico e reflexivo sobre os problemas e desafios de nossa sociedade, transformando o olhar do estudante para seu aprimoramento e da transformação do meio social em que está inserido. Escolas inovadoras, escolas transformadoras e com metodologias ativas que já são realidades, umas que já existiam há muito tempo e outras mais recentes, mas todas buscando a transformação do sujeito através da educação, demonstrando que de fato fazem a diferença na sociedade através da prática realizada no dia a dia educacional.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.