PROCESSO FORMATIVO ESCOLAR EM CONEXÃO COM A REALIDADE DO CAMPO: UMA ESCOLA POTENCIALIZANDO ESSA FUNÇÃO EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5064Palabras clave:
Educação do campo, Epistemologia da práxis, rganização coletiva do trabalho pedagógico.Resumen
Apresenta-se o processo formativo de uma ação de extensão de formação de professores, realizado em uma escola pública de ensino fundamental e médio, com o objetivo de aprofundar reflexões teórico-metodológicas em torno dos desafios dos processos formativos escolares, em conexão com as condições objetivas dos sujeitos que vivem no e do campo. Referendado pela perspectiva histórico-dialética, adota a epistemologia da práxis , com a perspectiva de gerar, durante o desenvolvimento dessa ação, um processo epistêmico que reverbera na produção de conhecimentos em que se assegura a dialética entre os saberes escolares e suas relações com meio social. Por se tratar de uma escola de contexto rural, realizou-se um diagnóstico do entorno da escola, por meio de um inventário da realidade que adotou o agroecossistema como categoria de análise. Dentre as fontes vivas de conhecimentos levantadas, a escola elegeu como questão inicial e disparadora desse processo, o uso indiscriminado de agrotóxico na produção de alimentos na região. Emergiram, desse mesmo inventário, conhecimentos produzidos no campo, envolvendo modos de produção agrícola saudável. Esse olhar para além da escola, contribuiu para uma organização do trabalho docente focado no planejamento de processos, possibilitando uma relação entre teoria e prática.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.