FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS

Autores/as

  • Rayana Silveira Souza Longhin Lourenço Universidade Estadual Paulista – Brasil
  • Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza Universidade Estadual de Campinas – Brasil
  • Edson do Carmo Inforsato Universidade Estadual Paulista – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5065

Palabras clave:

Formação Continuada de Professores, Trabalho Docente, Educação Básica.

Resumen

O presente artigo objetiva apresentar as relações entre os aspectos fundamentais da formação continuada em serviço e o modo como as práticas realmente se instituem no interior das escolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base teórica e empírica, que lançou mão da análise de estudos que abordam o campo da formação continuada de professores e de dados provenientes de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O cotejo das informações coletadas por ambos os meios permitiu verificar incongruências entre o que se espera de uma formação continuada em serviço e o que as escolas, enquanto lócus dessa formação, propiciam aos seus docentes. Fatores como a dicotomia entre teoria e prática; a resistência docente às mudanças; o descompasso entre as expectativas dos professores e o que lhes é transmitido nas formações; a descontinuidade das iniciativas propostas; a desconsideração dos professores enquanto protagonistas de suas formações e; a ausência de orientações pensadas para subsidiar a prática docente, são apontados, neste estudo, como responsáveis por dificultar essa formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rayana Silveira Souza Longhin Lourenço, Universidade Estadual Paulista – Brasil

Doutoranda na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Integrante do Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC /UNESP). Bolsista CAPES.

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Universidade Estadual de Campinas – Brasil

Doutoranda na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Programa de Pós-Graduação em Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Alfabetização, leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA - UNICAMP) e do Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC - UNESP). Bolsista CNPq.

Edson do Carmo Inforsato, Universidade Estadual Paulista – Brasil

Pós-doutor em Educação pela Universidade de Lisboa. Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara, e líder do Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC - UNESP).

Publicado

2019-05-10

Cómo citar

SOUZA LONGHIN LOURENÇO, R. S.; AMORIM TAMAIO DE SOUZA, N. C.; INFORSATO, E. do C. FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 32, p. 481-498, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i32.5065. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5065. Acesso em: 3 jul. 2024.