O sentido da educação que vem da experiência: as idéias de John Dewey

Autores/as

  • Ângela Maria Gusmão Santos Martins

Palabras clave:

Democracia, Educação, Escola, Experiência

Resumen

Este artigo traz uma reflexão sobre o significado da experiência para a educação escolar, à luz do referencial oferecido por John Dewey nas obras “Democracia e Educação” (1959) e “Experiência e Educação” (1979), que buscam tornar claro o sentido da filosofia da experiência e identificar os elementos da relação pedagógica. Essas idéias são de grande valia, pois apresentam argumentos e esclarecimentos sobre a relação entre educação e experiência. Para Dewey, todo processo educativo deve ser dirigido para a consecução de fins sociais amplos, previamente definidos, e o propósito básico da escola deve ser o de proporcionar as condições que permitam ao aluno tratar experimentalmente as situações que lhe são apresentadas no dia-a-dia da sala de aula. A idéia da atitude experimental deve ter o seu campo de ação no modo de vida democrático.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2020-12-11

Cómo citar

MARTINS, Ângela M. G. S. . O sentido da educação que vem da experiência: as idéias de John Dewey. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 3, n. 3, p. 147-163, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/535. Acesso em: 22 nov. 2024.