O sentido da educação que vem da experiência: as idéias de John Dewey
Palavras-chave:
Democracia, Educação, Escola, ExperiênciaResumo
Este artigo traz uma reflexão sobre o significado da experiência para a educação escolar, à luz do referencial oferecido por John Dewey nas obras “Democracia e Educação” (1959) e “Experiência e Educação” (1979), que buscam tornar claro o sentido da filosofia da experiência e identificar os elementos da relação pedagógica. Essas idéias são de grande valia, pois apresentam argumentos e esclarecimentos sobre a relação entre educação e experiência. Para Dewey, todo processo educativo deve ser dirigido para a consecução de fins sociais amplos, previamente definidos, e o propósito básico da escola deve ser o de proporcionar as condições que permitam ao aluno tratar experimentalmente as situações que lhe são apresentadas no dia-a-dia da sala de aula. A idéia da atitude experimental deve ter o seu campo de ação no modo de vida democrático.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.