As séries iniciais da educação de jovens e adultos em nível municipal e as políticas públicas implementadas - em busca de novos significados

Autores/as

  • João Carlos Venâncio
  • Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi

Palabras clave:

Descentralização do Ensino, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental, Financiamento da Educação, Políticas Públicas Educacionais

Resumen

O presente artigo descreve as principais leis implementadas em nível federal que oferecem suporte para a manutenção e desenvolvimento das séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como a esfera municipal se faz atualmente a principal responsável por ofertar as séries inicias da EJA, pretendemos verificar se as leis implementadas em nível federal oferecem suporte para o desenvolvimento dessa modalidade de ensino e se a movimentação política, ocorrida por meio das políticas públicas implementadas, interfere no seu desenvolvimento. Para isso, analisaremos e discutiremos, ainda que brevemente, a Constituição Federal, a LDBEN, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA, o Fundef, o Fundeb, o PNE e o PDE.para a EJA, o Fundef, o Fundeb, o PNE e o PDE.

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Publicado

2009-08-02

Cómo citar

VENÂNCIO, J. C.; GIORGI, C. A. G. D. . As séries iniciais da educação de jovens e adultos em nível municipal e as políticas públicas implementadas - em busca de novos significados. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 5, n. 7, p. 129-150, 2009. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/606. Acesso em: 26 feb. 2025.