QUANTITATIVE AND QUALITATIVE COMPONENTS AND INDICATORS OF PRODUCTIVITY IN EDUCATIONAL CENTERS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6375

Palavras-chave:

Componentes Quantitativos e Qualitativos, Indicadores Qualitativos e Quantitativos, Centros Educacionais, Produtividade

Resumo

O papel dos recursos humanos na promoção da produtividade das organizações de serviços é importante devido à produção e entrega direta de serviços humanos. A aplicação de mão-de-obra motivada, capacitada e produtiva, além de fornecer serviços de qualidade, pode utilizar outros recursos dentro da organização de maneira eficiente e desejável e realizar os vários aspectos da produtividade e, finalmente, beneficiar a organização. Portanto, o objetivo deste artigo é componentes e indicadores quantitativos e qualitativos em centros educacionais. Esta pesquisa foi prática e descritiva. A população deste estudo incluiu todos os centros educacionais em 2018. O tamanho da amostra foi estimado com base em Krejcie e Morgan Table (123 pessoas) selecionadas por amostragem aleatória estratificada. A ferramenta de coleta de dados foi um questionário composto por 4 componentes de requisitos educacionais (4 itens), indicadores quantitativos de educação (4 itens), indicadores qualitativos de educação (8 itens), especificidade externa do ambiente (6 itens), características ambientais internas (7 itens) ), características do ambiente psicológico (11 itens) e gestão estratégica de recursos humanos (5 itens) que, com base em uma escala Likert de cinco pontos, de fortemente discordado a fortemente aceito. A validade do conteúdo do questionário foi confirmada pela opinião de especialistas. O coeficiente alfa de Cranach das variáveis também foi superior a 0,7, indicando consistência interna dos itens e confirmação de confiabilidade. O método dos mínimos quadrados parciais foi utilizado para testar o modelo de pesquisa usando o software PLS. Com base nos resultados, todos os componentes identificados foram significativos no modelo conceitual padrão e apenas os componentes "qualidade da educação" e "características do ambiente psicológico" não tiveram importância na formação do modelo de produtividade educacional no presente estudo.

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Biografia do Autor

Amir Hassan Talebian, Islamic Azad University – Iran

PhD student in Educational Management, Qom Branch, Islamic Azad University, Qom, Iran.

Gholamreza Vaisi, Islamic Azad University – Iran

Assistant Professor, Qom Branch, Islamic Azad University, Qom, Iran.

Seifollah Fazl Ellahi, Islamic Azad University - Iran

Assistant Professor, Qom Branch, Islamic Azad University, Qom, Iran.

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

TALEBIAN, A. H.; VAISI, G.; ELLAHI, S. F. QUANTITATIVE AND QUALITATIVE COMPONENTS AND INDICATORS OF PRODUCTIVITY IN EDUCATIONAL CENTERS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 39, p. 217-237, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i39.6375. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6375. Acesso em: 20 abr. 2024.