CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6423

Palabras clave:

Educación profesional y tecnológica, Graduados , Estudios de validación

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar a criação e validação de um instrumento digital de acompanhamento de egressos da educação profissional e tecnológica. Através desta ferramenta pretende-se restabelecer o vínculo entre os profissionais que foram para o mundo do trabalho e as instituições educativas, mediado pelos egressos, afim de contribuir na formação de novos profissionais em consonância com mudanças e reconfigurações do mundo do trabalho. Esse monitoramento é fundamental para avaliação dos cursos, sobretudo para o planejamento de novas ações e reformulação de propostas pedagógicas, objetivando a melhoria da qualidade de ensino. Trata-se de um estudo metodológico, exploratório e descritivo com abordagem quantitativa e bibliográfica. Participaram do estudo 30 juízes profissionais envolvidos com a área de educação, que avaliaram todos os itens do questionário, quanto a sua pertinência, clareza e aparência, utilizando um formulário no Google Forms. Dessa avaliação foi calculado o coeficiente de validação de conteúdo (CVC), com valor CVC=0,82 para todo o instrumento, índice considerado satisfatório. Os resultados são apresentados através de gráficos e tabelas das 7 dimensões que o compõem: 1. Perfil socioeconômico; 2. Dados do curso; 3. Inserção profissional; 4. Mundo do trabalho; 5. Formação profissional; 6. Satisfação profissional e 7. Trajetória educacional. O instrumento possibilita, através da mediação do egresso, avaliar, constantemente, a formação profissional dos discentes, em consonância com as transformações vivenciadas pela sociedade e as novas configurações presentes no mundo do trabalho e suas demandas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Robson Lima Palmeira, Universidade Federal da Paraíba –Brasil

Mestre em Políticas Públicas, Gestãoe Avaliação da Educação Superior, Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV); Grupo de Estudo ePesquisas aCondição Discentee MAPA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PARAÍBA: ANÁLISE DO SETOR PÚBLICO E PRIVADO.

Damião de Lima, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Doutor em História na Universidade de São Paulo (USP),Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba(UFPB) –Brasil; Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV); Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História,Grupo de Estudos e Pesquisaa Condição Discente, MAPA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PARAÍBA: ANÁLISE DO SETOR PÚBLICO E PRIVADO.

Maria Soraya Pereira Franco Adriano, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Doutoraem Biotecnologia em Saúde pela Universidade Federal da Paraíba(UFPB), Universidade Federal da Paraíba(UFPB)-Brasil; Professora Dedicação Exclusiva, Vice diretora e diretora de ensinoda Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba; Programa de Pós-graduação em Biologia Molecular CCS/UFPB;Grupo dePesquisas Interdisciplinar em Educação e Saúde(GIPES).

 

Publicado

2020-09-07

Cómo citar

PALMEIRA, R. L.; DE LIMA, D.; FRANCO ADRIANO, M. S. P. CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, p. 367-388, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.6423. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6423. Acesso em: 23 nov. 2024.