O ensino universitário nos últimos dez anos: indicações para um contexto pós-pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.6764

Palavras-chave:

Ensino universitário, Educação pós-pandemia, Formação de professores

Resumo

O estudo buscou analisar as pesquisas desenvolvidas nos últimos dez anos sobre a temática do ensino universitário, para possíveis indicações no contexto educacional pós-pandemia. Para tanto, nos apoiamos na abordagem qualitativa e no levantamento de pesquisas em plataformas nacionais e internacionais nos últimos dez anos. Utilizamos a análise de conteúdos de Bardin (2004). As pesquisas apontam sentidos e significados múltiplos e complexos atribuídos ao ensino universitário advindos da dinamicidade e transformações sociais e históricas. A pandemia revelou novos desafios da formação nas Universidades, pois um novo perfil de profissional passa a ser exigido pela sociedade. Faz-se necessário investimento na formação desses professores, a fim de ressignificar concepções de ensino aprendizagem, currículo, avaliação, políticas, para contribuir com práticas significativas de formação profissional.

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Biografia do Autor

Nathali Gomes Silva, Universidade Federal de Pernambuco – Brasil

Doutorado em Educação (em curso), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)- Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação; Linha de Pesquisa de Formação de Professores e Prática Pedagógica; Bolsista da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

 

Maria da Conceição Carrilho de Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco – Brasil

Pós-Doutorado (concluída), Universidade do Porto (U.Porto) - Portugal; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)- Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação; Linha de Pesquisa de Formação de Professores e Prática Pedagógica.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

SILVA, N. G.; AGUIAR, M. da C. C. de. O ensino universitário nos últimos dez anos: indicações para um contexto pós-pandêmico . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 374-396, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.6764. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6764. Acesso em: 18 abr. 2024.