Vídeos sobre ciências interessam? Um estudo com estudantes da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.6894

Palavras-chave:

Educação Não Escolar, Divulgação Científica, Leitura Audiovisual

Resumo

O cenário atual das tecnologias digitais imprime um ritmo cada vez mais acelerado no fluxo da informação e comunicação. Considerando o meio digital como um dos principais para a divulgação da ciência, especialmente por meio de vídeos, esta pesquisa teve por objetivo investigar aspectos ligados aos hábitos, interesses e percepções de estudantes da Educação Básica quanto a vídeos de temáticas científicas. Trata-se de uma pesquisa exploratória realizada com 160 estudantes da região do semiárido alagoano. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário contendo questões abertas e fechadas. Os resultados apontam que os estudantes buscam principalmente vídeos para a diversão, mas vídeos que apresentam temas científicos se mostraram bastante representativos. Os estudantes também alegaram gostar de vídeos com temáticas científicas, a despeito da frequência relativamente baixa com a qual assistem tais materiais. Consideraram ainda aprender com os vídeos e os reconhecem como uma possibilidade pedagógica para uso pelos professores. Os vídeos nesse contexto configuram-se em uma nova dimensão cultural em que emergem diferentes cenários e perspectivas de busca e difusão da ciência, cujos processos precisam ser problematizados.

 

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Biografia do Autor

Ademilson Leandro Correia, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestre em ensino de Ciências e Matemática – Universidade Federal de Alagoas. Docente da rede básica do município de Olho d´Água do Casado – Alagoas.  

Wilmo Ernesto Francisco Junior, Universidade Federal de Alagoas - Brasil

Doutor em Química (tese em educação química) pelo IQ-UNESP. Professor da Universidade Federal de Alagoas, nProgramas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL) e Educação (PPGE). Colabora com o Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNIR.

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

CORREIA, A. L.; FRANCISCO JUNIOR, W. E. Vídeos sobre ciências interessam? Um estudo com estudantes da educação básica . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 491-510, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.6894. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6894. Acesso em: 19 abr. 2024.