A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores

Autores/as

  • Vicente de Paulo da Silva

Palabras clave:

Educação Básica, Geografia, PIBID, UFU

Resumen

Este trabalho visa a relatar a experiência vivida enquanto coordenador do subprojeto de Geografia, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no período compreendido entre 2010 e 2011. O PIBID foi idealizado pela Diretoria de Educação Básica do Ministério da Educação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O curso de Geografia da UFU ingressou nesse programa a partir da sua segunda edição e contou com o envolvimento de 20 bolsistas, alunos da graduação, 2 professores da Educação Básica, na condição de supervisores e um professor do curso de Geografia, como coordenador do subprojeto, todos percebendo uma bolsa por meio da CAPES. O objetivo principal do programa é o investimento na formação inicial do professor. Neste sentido, avalia-se que o desenvolvimento do projeto constituiu um diferencial na vida desses futuros profissionais, os quais passaram por uma experiência de dois anos dentro de uma escola, onde puderam participar de diversas atividades tornando-os mais preparados para o exercício da docência. Além do trabalho nas escolas, os bolsistas tiveram facilitadas suas participações em eventos, também financiados pelo programa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2012-05-30

Cómo citar

DA SILVA, V. de P. A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, n. 13, p. 157-176, 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/712. Acesso em: 22 nov. 2024.