A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores
Palavras-chave:
Educação Básica, Geografia, PIBID, UFUResumo
Este trabalho visa a relatar a experiência vivida enquanto coordenador do subprojeto de Geografia, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no período compreendido entre 2010 e 2011. O PIBID foi idealizado pela Diretoria de Educação Básica do Ministério da Educação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O curso de Geografia da UFU ingressou nesse programa a partir da sua segunda edição e contou com o envolvimento de 20 bolsistas, alunos da graduação, 2 professores da Educação Básica, na condição de supervisores e um professor do curso de Geografia, como coordenador do subprojeto, todos percebendo uma bolsa por meio da CAPES. O objetivo principal do programa é o investimento na formação inicial do professor. Neste sentido, avalia-se que o desenvolvimento do projeto constituiu um diferencial na vida desses futuros profissionais, os quais passaram por uma experiência de dois anos dentro de uma escola, onde puderam participar de diversas atividades tornando-os mais preparados para o exercício da docência. Além do trabalho nas escolas, os bolsistas tiveram facilitadas suas participações em eventos, também financiados pelo programa.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.