Ações do professor da sala de recursos multifuncionais com os professores das salas comuns, profissionais e familiares de crianças pré-escolares incluídas
Palabras clave:
Atendimento Educacional Especializado, Educação Especial, Educação Infantil, Inclusão EscolarResumen
Os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) devem receber o atendimento educacional especializado (AEE), preferencialmente nas salas de recursos multifuncionais (SRM), e iniciar tal atendimento na préescola.As SRM deverão contar com a presença de professores capacitados para atuar, não apenas com os alunos, mas com os professores regulares e com a família do aluno atendido de forma que o atendimento seja mais completo e traga mais benefícios. Os objetivos do estudo foram: (a) identificarcomo ocorre a relação do professor da sala de recursos multifuncionais com o professor da sala comum, familiares e demais profissionais que atendem o aluno pré-escolar incluído e (b) verificar as sugestões para a melhoria dessarelação. Os dados foram obtidos por meio de um questionário semi-aberto, composto por cinco questões, que foi aplicado com cinco professoras da Educação Especial (A, B, C, D e E) que atuavam em três pré-escolas municipais.Os resultados mostraram uma variação entre as opiniões das participantes, em que duas delas (A e D) relataram certa dificuldade em manter contato com as famílias. Todas as participantes tentavam manter uma parceria colaborativa com os professores das salas comuns. As sugestões foram quanto à melhoria da aceitação dos alunos e a obrigatoriedade da inclusão, bem como maior participação dos pais. Verifica-se a importância da família e o papel das participantes auxiliando os professores e adaptando materiais.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Práxis Educacional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.