Ações do professor da sala de recursos multifuncionais com os professores das salas comuns, profissionais e familiares de crianças pré-escolares incluídas

Autores

  • Fabiana Cia
  • Roberta Karoline Gonçalves Rodrigues

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Educação Especial, Educação Infantil, Inclusão Escolar

Resumo

Os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) devem receber o atendimento educacional especializado (AEE), preferencialmente nas salas de recursos multifuncionais (SRM), e iniciar tal atendimento na préescola.As SRM deverão contar com a presença de professores capacitados para atuar, não apenas com os alunos, mas com os professores regulares e com a família do aluno atendido de forma que o atendimento seja mais completo e traga mais benefícios. Os objetivos do estudo foram: (a) identificarcomo ocorre a relação do professor da sala de recursos multifuncionais com o professor da sala comum, familiares e demais profissionais que atendem o aluno pré-escolar incluído e (b) verificar as sugestões para a melhoria dessarelação. Os dados foram obtidos por meio de um questionário semi-aberto, composto por cinco questões, que foi aplicado com cinco professoras da Educação Especial (A, B, C, D e E) que atuavam em três pré-escolas municipais.Os resultados mostraram uma variação entre as opiniões das participantes, em que duas delas (A e D) relataram certa dificuldade em manter contato com as famílias. Todas as participantes tentavam manter uma parceria colaborativa com os professores das salas comuns. As sugestões foram quanto à melhoria da aceitação dos alunos e a obrigatoriedade da inclusão, bem como maior participação dos pais. Verifica-se a importância da família e o papel das participantes auxiliando os professores e adaptando materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2014-05-22

Como Citar

CIA, F.; GONÇALVES RODRIGUES, R. K. Ações do professor da sala de recursos multifuncionais com os professores das salas comuns, profissionais e familiares de crianças pré-escolares incluídas. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 16, p. 81-103, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/764. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático