Tecnologias digitais no processo de alfabetização: analisando o uso do laboratório de informática nos anos iniciais

Autores/as

  • Claudia Binotto
  • Ricardo Antunes de Sá

Palabras clave:

Tecnologias, Alfabetização, Laboratório de informática

Resumen

Este artigo discute tecnologias digitais na alfabetização, onde os estudantes as utilizam para desenvolver seus conhecimentos. Iniciamos com breves considerações sobre o uso das tecnologias na educação e as implicações na alfabetização. Em seguida, apresentamos resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada com 15 professores que atuam nas salas de aula de alfabetização de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e professores de laboratório de informática de seis escolas no Município de Curitiba – PR. O propósito deste estudo foi analisar e investigar o impacto do uso do laboratório de informática no processo de alfabetização dos educandos nos anos iniciais. Este trabalho de pesquisa junto aos professores alfabetizadores permitiu que se elencassem duas categorias de análise preliminar: Uso e Planejamento para o Laboratório de Informática; Contribuições para Aprendizagem e Alfabetização no Laboratório de Informática. As reflexões baseiam-se nos estudos de Almeida (2005; 1998); Kenski (2012), Leite, Colello e Arantes (2010), Lucena (2002), Masetto(2000), Moran (2007), Nóvoa (2010), Pretto (2000), Sancho e Hernandez (2006), Soares (2004; 1998), Valente (1999; 1998). O resultado apontou que os professores alfabetizadores utilizam o laboratório de informática nas práticas educativas e que há saberes e habilidades que os alfabetizandos adquirem fazendo uso deste ambiente como melhora na leitura e na oralidade,reconhecimento de letras, registro de letras, palavras e textos, coordenação motora, atenção, raciocínio e nas suas produções.

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Publicado

2014-05-30

Cómo citar

BINOTTO, C.; DE SÁ, R. A. Tecnologias digitais no processo de alfabetização: analisando o uso do laboratório de informática nos anos iniciais. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 17, p. 315-332, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/792. Acesso em: 20 jul. 2024.