Tecnologias digitais no processo de alfabetização: analisando o uso do laboratório de informática nos anos iniciais
Palavras-chave:
Tecnologias, Alfabetização, Laboratório de informáticaResumo
Este artigo discute tecnologias digitais na alfabetização, onde os estudantes as utilizam para desenvolver seus conhecimentos. Iniciamos com breves considerações sobre o uso das tecnologias na educação e as implicações na alfabetização. Em seguida, apresentamos resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada com 15 professores que atuam nas salas de aula de alfabetização de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e professores de laboratório de informática de seis escolas no Município de Curitiba – PR. O propósito deste estudo foi analisar e investigar o impacto do uso do laboratório de informática no processo de alfabetização dos educandos nos anos iniciais. Este trabalho de pesquisa junto aos professores alfabetizadores permitiu que se elencassem duas categorias de análise preliminar: Uso e Planejamento para o Laboratório de Informática; Contribuições para Aprendizagem e Alfabetização no Laboratório de Informática. As reflexões baseiam-se nos estudos de Almeida (2005; 1998); Kenski (2012), Leite, Colello e Arantes (2010), Lucena (2002), Masetto(2000), Moran (2007), Nóvoa (2010), Pretto (2000), Sancho e Hernandez (2006), Soares (2004; 1998), Valente (1999; 1998). O resultado apontou que os professores alfabetizadores utilizam o laboratório de informática nas práticas educativas e que há saberes e habilidades que os alfabetizandos adquirem fazendo uso deste ambiente como melhora na leitura e na oralidade,reconhecimento de letras, registro de letras, palavras e textos, coordenação motora, atenção, raciocínio e nas suas produções.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.