O programa institucional de bolsa de iniciação à docência: articulando saberes e desenvolvimento profissional

Autores/as

  • Vanessa Lopes Eufrázio
  • Rita de Cássia de Alcântara Braúna

Palabras clave:

Formação docente, Saberes docentes, Desenvolvimento profissional, PIBID

Resumen

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa de mestrado, os quais são provenientes da análise documental do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/Pedagogia e das entrevistas realizadas com graduandas participantes do Programa. O estudo teve como um dos objetivos identificar quais saberes foram aprendidos, construídos e mobilizados pelas licenciandas nos contextos de formação/atuação e como se articulam ao seu desenvolvimento profissional. O referencial teórico pautou-se nos estudos sobre o desenvolvimento profissional de professores, destacando, principalmente, as proposições de Garcia (2009), que enfatiza o caráter processual da formação, a sua dimensão de mudança, bem como sua íntima relação com a escola, contexto concreto onde se desenvolve o trabalho docente. Similarmente, nos valemos das contribuições de Tardif (2011), que considera os saberes dos professores como plurais, heterogêneos e provenientes de diversas fontes, inscritos no tempo e relacionados à vida e ao contexto de atuação. Com base na análise temática (BARDIN, 2002) constatamos que as graduandas apreenderam saberes relativos ao currículo, as disciplinas, da experiência e da formação profissional (TARDIF, 2011), bem como os pedagógicos (PIMENTA, 2007). Ainda, avaliamos que o Programa favorece e antecipa a socialização profissional pelos pares, o que parece incidir positivamente no desenvolvimento profissional das licenciandas.

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Publicado

2015-06-18

Cómo citar

EUFRÁZIO, V. L.; DE ALCÂNTARA BRAÚNA, R. de C. O programa institucional de bolsa de iniciação à docência: articulando saberes e desenvolvimento profissional. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 11, n. 18, p. 237-257, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/810. Acesso em: 19 ene. 2025.