O desenvolvimento profissional docente e o PIBID: influências do programa desvelada por seus egressos
Palabras clave:
Desenvolvimento profissional docente, Formação de professores, PIBID, NarrativasResumen
O presente texto tem como objetivo identificar os contributos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), resultante de uma investigação do subprojeto PIBID, desenvolvido com onze egressos do curso de Pedagogia/UEMS/Unidade Campo Grande. Os sujeitos da pesquisa participaram do Subprojeto PIBID: Ateliês formativos e professores alfabetizadores: construindo práticas eficazes, voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas conveniadas de Campo Grande - MS. A proposta do subprojeto é que os bolsistas construam atividades diferenciadas para trabalhar com estudantes de 1º a 3º anos com dificuldades de aprendizagem. Para levantar as questões sobre a influência do PIBID na prática docente e no desenvolvimento profissional dos egressos, nos orientamos com questionário com perguntas abertas sobre a participação no PIBID e as formas de ação do programa para seu desenvolvimento profissional docente, levantando também as práticas em alfabetização utilizadas dentro dos ateliês. A análise das narrativas mostram que, de modo geral, os egressos avaliam positivamente a participação no PIBID e atribuem ao programa aprendizagens significativas da profissão docente, apontando-o como relevante para sua formação. As atividades do programa foram citadas como oportunidade de ligar conhecimentos teóricos da graduação com a prática nas escolas. Desse modo, os egressos consideram que a participação no programa contribui para a aprendizagem da docência e para a elevação da qualidade da formação inicial, ajudando-os também em sua prática como professores iniciantes. Além do fato levantado de que dez dos onze egressos do programa estão trabalhando como docentes, atendendo assim os principais objetivos do PIBID.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.