Formação continuada de gestores educacionais na rede municipal de Vitória da Conquista - BA (2009 -2012)
Palabras clave:
Formação continuada, Gestão educacional, Políticas educacionais, Vitória da ConquistaResumen
O presente artigo aborda resultados da pesquisa realizada no ano de 2012, intitulada: Análise das políticas públicas educacionais implementadas no contexto das escolas municipais de Vitória da Conquista – BA, como recorte temporal dos anos de 2009 a 2012. O objetivo foi de investigar os avanços e os retrocessos obtidos nesse período com as políticas públicas educacionais implementadas pelo referido município. Neste artigo, apresentam-se os dados referentes à formação continuada dos gestores educacionais. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, com uso de entrevistas e questionário com perguntas semiestruturadas. Participaram como sujeitos a equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação - SMED e das escolas municipais, além de professores. A pesquisa foi realizada em oito (8) escolas municipais, sendo quatro (4) da zona urbana e quatro (4) da zona rural. O critério de escolha foi o de –maior porte - das escolas da rede municipal. Para análise dos dados utilizou-se como método o materialismo histórico dialético, com base em Kosik (1997). Os dados evidenciaram que os gestores educacionais do município são, em sua maioria, oriundos de famílias de classe popular, do sexo feminino e mais de 90% tem formação em curso superior. Na perspectiva do alcance de uma gestão democrática, a SMED oferece cursos de formação continuada, entretanto, verificou-se que a gestão democrático-participativa, com base em pressupostos teóricos legais ainda não se concretiza, e por isso, os gestores não apresentam comprometimento efetivo, de maneira que a formação continuada se converta em base-referencial para a implementação de uma gestão exercida de modo participativo-democrática em todo o âmbito escolar.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.