Estrategias organizativas y didácticas para atender a la diversidad: una mirada desde el dirección escolar
Palabras clave:
Atenção à diversidade, Gestão da escolar, Liderança inclusivaResumen
Desde o início dos anos 90, as escolas têm registrado um crescimento significativo de estudantes imigrantes (até 9,53%), alunos com necessidades educativas especiais, alunos com diferenças de gênero, habilidade e cultura, chegando a ser uma característica da maioria das escolas o seu carácter diversificado. O presente artigo descreve uma pesquisa qualitativa realizada em uma educação infantil e primária considerada como promotor das boas práticas para o desenvolvimento de estratégias e didáticas para atender à diversidade. Para este fim, foi realizado um estudo de caso no referido centro, utilizando como instrumentos entrevistas, observações e análise de documentos com foco neste artigo, com o objetivo de analisar e apresentar boas práticas de gestão da diversidade pela direção escolar, particularmente aquelas que são referência em estratégias educacionais e organizacionais para lidar com a diversidade dos alunos. Os resultados mostram diferentes estratégias organizacionais e didátias ao nível da escola e da sala de aula, atendendo à diversidade dos alunos, tais como a organização de apoio, envolvimento da família na sala de aula ou o desenvolvimento de grupos interativos. As conclusões giram em torno da importância de a equipe diretora promover uma cultura organizacional que considere estratégias didáticas e organizacionais que respondam às necessidades de todos os alunos.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.