A formação do professor de línguas adicionais e os saberes envolvidos nas práticas pedagógicas

Autores

  • Carla Gracielle Ramos Fraga
  • Paula Rodrigues Diamantino
  • Denise Aparecida Brito Barreto

Palavras-chave:

Docentes de línguas adicionais, IFNMG, Saberes docentes

Resumo

Este trabalho surgiu a partir da necessidade de compreendermos quais conhecimentos os docentes de línguas adicionais consideram necessários para o desenvolvimento de suas práticas de forma efetiva e como esses conhecimentos podem ser relacionados aos saberes docentes, abordados por Gauthier (2006). Através de um estudo de natureza quali-quanti realizado com docentes de língua inglesa e espanhola do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-IFNMG apresentamos dados quantitativos sobre a percepção dos docentes com relação aos aspectos da prática de ensino e dados qualitativos que confirmam a necessidade de docentes de línguas adicionais possuírem saberes que vão além do conhecimento do idioma. 

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Publicado

2016-01-22

Como Citar

RAMOS FRAGA, C. G.; DIAMANTINO, P. R.; BRITO BARRETO, D. A. A formação do professor de línguas adicionais e os saberes envolvidos nas práticas pedagógicas. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 22, p. 315-336, 2016. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/897. Acesso em: 23 abr. 2024.