Ensino da educação física na educação infantil: dificuldades e possibilidades
Palabras clave:
Educação Física, Educação Infantil, Práticas PedagógicasResumen
Qual profissional deverá assumir a prática da educação física na Educação Infantil? Essa é uma questão ainda não resolvida no Brasil. Historicamente, foram os professores polivalentes que assumiram tal tarefa. No entanto, hoje há perspectiva de que os professores licenciados em Educação Física ministrem aulas para o segmento. Em ambos os casos existem dificuldades a superar: a formação inicial dos docentes; as condições institucionais; as ambiguidades epistemológicas decorrentes das especificidades no trato da infância e a fragilidade das equipes pedagógicas escolares. Nesse cenário de complexidade, o objetivo deste estudo é compreender as condições e dificuldades pedagógicas que enfrentam professores de Educação Física na Educação Infantil e as possibilidades de avançar nas perspectivas pedagógicas para a infância. A pesquisa foi realizada em um município do estado de São Paulo que optou pelo trabalho de professores de Educação Física na Educação Infantil. Utilizamo-nos de dados de questionários e entrevistas realizadas com professores e supervisoras de ensino, triangulando-os através da análise de conteúdos e trabalhos hermenêuticos de interpretação. Os dados permitiram compreender que há necessidade de que os currículos dos cursos de formação considerem as crianças pequenas com mais profundidade; analisando suas especificidades e possibilidades formativas e que olhar para a criança e seu movimento expressivo deve constituir o roteiro didático para o planejamento de atividades e sentidos da aprendizagem. Concluímos, ainda, que o trabalho pedagógico com crianças pequenas requer que o coletivo dos docentes se integre à formação continuada e que as atividades se desenvolvam de forma interdisciplinar.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.