A brinquedoteca em espaço de acolhimento hospitalar: reflexões sobre a prática freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9383

Palavras-chave:

Educação Popular, Espaço de Acolhimento Hospitalar, Pedagogia Freireana

Resumo

Este artigo objetiva analisar o trabalho pedagógico desenvolvido na brinquedoteca de um Espaço de Acolhimento vinculado a um hospital, que atende crianças vítimas de escalpelamento, no estado do Pará, no período de 2018-2019, com o foco na ludicidade. As questões orientadoras do estudo são: Por que brincar no ambiente hospitalar? Em que contribui o brincar na formação das crianças no ambiente hospitalar? Trata-se de ação pedagógica desenvolvida por um núcleo de educação popular universitário, cuja referência é Paulo Freire. Para compreender a atuação pedagógica na brinquedoteca, realizaram-se pesquisa bibliográfica, observação in loco, análise das práticas desenvolvidas e conversas informais com os profissionais e usuários do espaço. Conclui-se que o brincar, como atividade lúdica, possibilita subverter e aflorar sentimentos presentes na vida das crianças e viabiliza a superação da dor e das angústias e medos gerados pela doença e internação prolongada de crianças em tratamento de saúde.

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Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará - Brasil

Professora titular da Universidade do Estado do Pará. Doutora em Educação pela PUC-SP e UNAM-UAM-Iztapalapa – México. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) e da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Bolsista produtividade do CNPq2.

Tânia Regina Lobato dos Santos, Universidade do Estado do Pará - Brasil

Professora titular da Universidade do Estado do Pará. Doutora em Educação pela PUC-SP e professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UEPA. Pesquisadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) CCSE/UEPA e coordenadora do Projeto de Extensão – Educação Básica: Inclusão Social e Educacional.

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VIÉGAS, Dráuzio (org.).Brinquedoteca hospitalar: isto é humanização. Associação Brasileira de Brinquedotecas. 2. ed. Rio de Janeiro: WakEditora, 2008.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

OLIVEIRA, I. A. de; SANTOS, T. R. L. dos. A brinquedoteca em espaço de acolhimento hospitalar: reflexões sobre a prática freireana . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 47, p. 24-43, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i47.9383. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9383. Acesso em: 19 abr. 2024.