Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i25.966Palabras clave:
Docência, Realização profissional, Trabalho docenteResumen
A literatura sobre a profissão docente traz à tona a complexa temática referente ao seu processo de profissionalização. O presente texto traz reflexões sobre a profissão docente na América Latina articuladas com uma pesquisa efetivada em 2012 com professores (as) da rede municipal de ensino da cidade de Tocantinópolis – TO, objetivando perceber similitudes e diferenças entre um contexto micro e o panorama mundial em relação a escolha e satisfação na profissão. A literatura de referência lembra que a profissão em pauta tem um viés político, logo, a construção de saída para os dilemas inerentes ao cotidiano docente está na construção coletiva de alternativas, que passa pela sua organização enquanto categoria profissional.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.