Moçambique e suas complexidades educacionais: tensões e resistências nos processos de educação
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10602Palavras-chave:
resistência, memória, MoçambiqueResumo
Este artigo problematiza as discussões sobre tensões e resistências nos processos de educação moçambicana, buscando compreender como tais processos se fazem presentes nos múltiplos espaços e tempos históricos, tendo em conta as complexidades que caracterizam o país. A expressão espaçotempo é usada neste trabalho para compreender que não podemos separar essas dimensões ao tentar entender o cotidiano, tratando espaço tempo de forma não dicotomizada. Em termos metodológicos, adotou-se o materialismo histórico, de origem marxista. Para tal, elencou-se como categorias do método e de análise: contradição, hegemonia e ideologia. Nos procedimentos metodológicos, recorreu-se em primeiro lugar, a pesquisa bibliográfica, investigando as ideias de diversos autores e pesquisadores que abordam o assunto, e em segundo lugar, a pesquisa de campo, em que se realizou a coleta de dados através de entrevista-semiestruturada. Por último, fez-se uma síntese das ideias dos autores e dos sujeitos da pesquisa, acrescentando outras ideias, articuladas com os objetivos e as questões da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa da história oral, pautada nas possibilidades de produzir conhecimento sobre como os sujeitos em múltiplos espaçostempos se tornam/aram leitores e escritores. Constituiu-se como fontes orais, as memórias de 15 narradores, mediados por vestígios do passado e por desejos do futuro, que ressignificam a história da educação em Moçambique. Os resultados da pesquisa despontam a re-existência de diferentes contextos em que ocorrem as práticas pedagógico-educativas e a forma como os sujeitos os percebem e estabelecem suas relações.
Downloads
Metrics
Referências
ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In: PÍNSKY, Carla Bassanezi (comp.). Fontes históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p.155-202.
ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa de (org.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. São Paulo: DP et Alii, 2008.
BENJAMIN, Walter. O narrador. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da escrita. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 214.
CASTIANO, José. Paulino; NGOENHA, Severio Elias; GURO, Manuel. O barómetro, educação básica em Moçambique: estudo piloto sobre a qualidade da educação. Maputo: ISOED, 2012.
CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CHIZIANE, Mariana; MARTINS, Paulina. Ngoma Yethu: o Curandeiro e o Novo Testamento. 2. ed. Maputo: Matiko Editora, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GRAÇA, Pedro Borges. O projeto pessoal e político de Eduardo Mondlane. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SABER TROPICAL EM MOÇAMBIQUE: HISTÓRIA, MEMÓRIAS E CIÊNCIAS, 2012, Lisboa. Atas [...]. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa, 2012.
MACHEL, Samora. Estudemos e façamos dos nossos conhecimentos um instrumento de libertação do povo. p. 3. Maputo: Frelimo, Departamento de Trabalho Ideológico, 1977.
MOÇAMBIQUE. CONSELHO DE MINISTROS DE MOÇAMBIQUE. Estratégia nacional de alfabetização e educação de adultos de Moçambique. Maputo, 2011.
MOÇAMBIQUE. REPÚBLICA POPULAR DE. Lei 4/83. Maputo, I Série Nr. 12, março de 1983.
MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: O pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília DF: Unesco, 2003.
MORIN, Edgar. O método 5: a humanidade da humanidade. Tradução: Juremir Machado da Silva. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.
MACHEL, Samora Moisés. A Revolução é Irreversível. Tempo, Maputo, n. 390, Caderno Especial, p. 31-37, 26 mar. 1978.
MONDLANE. Eduardo. Lutar por Moçambique. Lisboa: Livraria Sá da Costa Ed.,1975.
SANFELICE, Jose Luis.. História e Historiográfica de Instituições Escolares. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.35, p. 192-200, set.2009.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa; SILVA; Teresa Cruz e. Moçambique e a reinvenção da emancipação social. Maputo: Centro de Formação Jurídica e Judiciaria. 2004.
SANTOS, Boaventura de Sousa , "Nuestra América: reinventando un paradigma", Casa de las Américas, 237, 7-25, 2004.
SANTOS, Boaventura de Sousa; SILVA; Teresa Cruz (org.). Moçambique e a reinvenção da emancipação social. Maputo: Centro de Formação Jurídica e Judiciaria, 2004.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para Além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos Estudos 79, Nov. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.