Moçambique e suas complexidades educacionais: tensões e resistências nos processos de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10602

Palavras-chave:

resistência, memória, Moçambique

Resumo

Este artigo problematiza as discussões sobre tensões e resistências nos processos de educação moçambicana, buscando compreender como tais processos se fazem presentes nos múltiplos espaços e tempos históricos, tendo em conta as complexidades que caracterizam o país. A expressão espaçotempo é usada neste trabalho para compreender que não podemos separar essas dimensões ao tentar entender o cotidiano, tratando espaço tempo de forma não dicotomizada. Em termos metodológicos, adotou-se o materialismo histórico, de origem marxista. Para tal, elencou-se como categorias do método e de análise: contradição, hegemonia e ideologia. Nos procedimentos metodológicos, recorreu-se em primeiro lugar, a pesquisa bibliográfica, investigando as ideias de diversos autores e pesquisadores que abordam o assunto, e em segundo lugar, a pesquisa de campo, em que se realizou a coleta de dados através de entrevista-semiestruturada. Por último, fez-se uma síntese das ideias dos autores e dos sujeitos da pesquisa, acrescentando outras ideias, articuladas com os objetivos e as questões da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa da história oral, pautada nas possibilidades de produzir conhecimento sobre como os sujeitos em múltiplos espaçostempos se tornam/aram leitores e escritores. Constituiu-se como fontes orais, as memórias de 15 narradores, mediados por vestígios do passado e por desejos do futuro, que ressignificam a história da educação em Moçambique. Os resultados da pesquisa despontam a re-existência de diferentes contextos em que ocorrem as práticas pedagógico-educativas e a forma como os sujeitos os percebem e estabelecem suas relações.

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Biografia do Autor

Arlindo Cornélio Ntunduatha Juliasse, Universidade Rovuma - Moçambique

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPed) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Professor na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Rovuma (UniRovuma), Nampula-Moçambique.

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Publicado

2022-11-16

Como Citar

JULIASSE, A. C. N. Moçambique e suas complexidades educacionais: tensões e resistências nos processos de educação. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e10602, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.10602. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10602. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática