Práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas: reflexões sobre a (trans)formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13441

Palavras-chave:

formação de professores, práticas e aprendizagens integradoras e inclusivas, transdisciplinaridade, complexidade, inclusão

Resumo

A pandemia da COVID-19 evidenciou questionamentos importantes quanto às formações dos docentes, principalmente no que se refere às práticas inclusivas considerando os espaços de formação inicial de professores. Assim, questionamos “Quais as contribuições das PAII – Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inclusivas (Alves, 2016) na formação inicial dos docentes para a promoção da inclusão no âmbito educacional, considerando os desafios de cenário pandêmico?”. Este artigo objetiva investigar as contribuições das PAII à formação docente inicial, com vistas à promoção da inclusão numa perspectiva ecossistêmica. Enquanto metodologia, a revisão sistemática de literatura integrativa foi utilizada, com intuito de investigar as produções acadêmicas realizadas no período de pandemia relacionadas às PAII no contexto da formação docente. Para análise, tomamos como fundamentos teóricos o Paradigma Educacional Ecossistêmico, o Pensamento Complexo e Transdisciplinar. Percebe-se que se trata de um novo paradigma que tem fundamentado ainda poucas produções. Nenhum estudo foi encontrado acerca da temática abordada, sendo notada a importância de refletir sobre as possibilidades (trans)formadoras no contexto educacional numa perspectiva inclusiva. Neste sentido, os espaços de formação docente se apresentam como cenários importantes na promoção das PAII enquanto estratégia de transformação necessárias à educação do futuro e do presente, permitindo compreender e desvelar contribuições às formações docentes e práticas inclusivas por meio das PAII. Bem como, se faz relevante refletir sobre as formações docentes no âmbito das graduações a luz da perspectiva complexa, transdisciplinar e ecossistêmica para lidar com as instabilidades e incertezas próprias da vida em sua complexidade inerente.

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Biografia do Autor

Andrielly Maria Pereira, Universidade Federal de Alagoas - Brasil

Mestra em Educação pela UFAL. Docente na Uninassau – Unidade Garanhuns-PE. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inclusivas (GPPAII).

Contribuição de autoria: autora.

Maria Dolores Fortes Alves, Universidade Federal de Alagoas - Brasil

Doutora em Educação pela PUC-SP. Docente na Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inclusivas (GPPAII). Bolsista produtividade CNPq.

Contribuição de autoria: autora.

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Publicado

2024-11-06

Como Citar

PEREIRA, A. M.; ALVES, M. D. F. Práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas: reflexões sobre a (trans)formação docente. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e13441, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.13441. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13441. Acesso em: 22 dez. 2024.