PROCESSOS, PECULIARIDADES E PRÁTICA DOCENTE NA OFERTA EDUCATIVA NO SISTEMA PRISIONAL DO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3466Palavras-chave:
Sistema Prisional amazonense., Reinserção educativa, Leitura, EducaçãoResumo
A presente pesquisa apresenta os resultados de dois estudos. O primeiro resulta de um TCC em Pedagogia e se debruça sobre as ações e particularidades da prática docente, tomadas com um conjunto de saberes necessários aos desafios que caracterizam o ser professor da educação de jovens e adultos em uma sala de aula do sistema prisional. A segunda pesquisa aborda as políticas linguísticas que envolvem o letramento e o ensino de Língua Portuguesa no contexto prisional amazonense. Desse modo, objetivou analisar as ações que envolvem a leitura e a escrita como propostas políticas de remição de apenados pelos estudos. Teoricamente, centra-se nos preceitos da Política Linguística pensada por Calvet (2007), Orlandi (2007), Teixeira (2014) e nas concepções dos Novos Estudos do Letramento (NEL), apontadas por Kleiman (1995; 2000), Street (2003), Lillis (2003). As duas pesquisas adotaram o paradigma qualitativo de pesquisa, com convergência no uso de documentos institucionais, bem como utilizaram o procedimento técnico da pesquisa bibliográfica. Assim, na primeira pesquisa, as análises apontam a prática educativa como parte de um conjunto de ações definidas pelas autoras com reinserção educativa, enquanto que a segunda aponta que a proposta de remição do sujeito preso, por meio das práticas dominantes de letramento, necessita ir além do pretexto da diminuição de pena, necessita, portanto, de mobilizações políticas e linguísticas que visem a diminuição do viés utilitarista do letramento.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.