VER PARA CRER? DESAFIOS EDUCACIONAIS SOBRE O PODER DA FOTOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4105Resumo
Este artigo pretende reflectir acerca dos desafios educacionais levantados pelo poder da fotografia. Traça-se um contexto histórico e cultural em torno da invenção da fotografia, abordando a sua receptividade, a sua capacidade de espelhar a realidade e a sua elevação ao estatuto de arte. Abordam-se ainda os poderes da fotografia (dizer a verdade, manipular, encenar e ver alem do visível), sobretudo a partir dos ensaios de Roland Barthes, Walter Benjamin e Susan Sontag. Por fim, reflecte-se sobre a forma como a imagem fotográfica condiciona as experiências dos indivíduos.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.