CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA.

Autores

  • Maristani Polidori Zamperetti
  • Fabiana Lopes de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4116

Resumo

O presente estudo é parte de uma pesquisa em andamento, advinda dos questionamentos acerca da docência e das vivências profissionais e pessoais dos professores de Artes Visuais, em relação às visualidades contemporâneas. Os meios de comunicação de massa e o universo visual invadem nossas vivências cotidianas, influenciando-nos e definindo/desconstruindo identidades, num processo de transitoriedade e fluidez. Conforme aponta Martins (2005), a cultura visual é um campo novo de investigação proveniente dos Estudos Culturais que tem foco no visual e na experiência cotidiana, e abrange “[...] espaços e maneiras como a cultura se torna visível e o visível se torna cultura. Corpus de conhecimento emergente […]”. Este recorte visa discutir as produções científicas que entrelaçam as temáticas da cultura visual e da formação docente em Artes Visuais. A partir do levantamento documental em bases de busca com as palavras-chave: Cultura Visual, Ensino de Artes Visuais e Formação de Professores buscou-se conhecer as produções científicas da área e os entendimentos acerca da cultura visual no ensino e formação de professores. O trabalho é de cunho quali-quantitativo, buscando compreender a relevância e a quantidade de produções divulgadas. O método utilizado conta com a coleta de dados, efetuado em plataforma virtual, em meios de divulgação científica das universidades e redes acadêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-08-06

Como Citar

ZAMPERETTI, M. P.; SOUZA, F. L. de. CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 29, p. 350-365, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i29.4116. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4116. Acesso em: 21 nov. 2024.